Pesquisar este blog

domingo, 3 de julho de 2011

EAD x TIC - Parte 03

Falamos um pouco sobre as relações iniciais dos instrumentos tecnológicos digitas com a educação, agora passemos então as relações desses instrumentos, principalmente os de informação e comunicação com a Educação a Distância.

Segundo Landim, (1997 apud SANTOS e CUNHA 2009, p. 116) EAD define-se por:

Sistema tecnológico de comunicação bidirecional, massivo, que ocorre sem a interação presencial do professo e que utiliza a ação conjunta de recursos didáticos, apoio de uma organização e tutoria a fim de proporcionar a aprendizagem autônoma dos estudantes.

Apesar de ter se iniciado através de cartas no fim do século XVIII com uma proposta de ensino bem diferente da difundida na atualidade. Hoje a EAD tem um caráter tecnológico muito forte e as TICs foram sendo introduzidas nesse contexto visando uma interação cada vez maior entre professor (que aqui será chamado de tutor – profissional responsável pelo acompanhamento do processo ensino aprendizagem) e aluno. Santos e Cunha (2009, p. 125) nos falam que “um novo perfil do professor está sendo formado, quer seja na educação presencial, quer seja na educação a distância, com o uso de tecnologias computacionais na educação. Novas formas de ensinar e aprender estão sendo redesenhadas.”

A introdução das ferramentas tecnológicas no contexto educacional, está modificando as formas de desenvolvimento pedagógico, criando novas formas de ensino-aprendizagem e ampliando as possibilidades de construção do conhecimento de forma mais ampla e rápida. Os papeis desenvolvidos pelo professor e pelo aluno, assim como nos afirma Santos e Cunha (2009) a respeito das novas formas de ensinar e aprender, estão sendo redesenhados. O professor na EAD assume não mais o papel de detentor absoluto do saber, mas sim o papel de tutor que tem como função acompanhar e mediar o processo ensino-aprendizagem do aluno, fazendo intervenções somente quando necessário, o aluno também deixa de ser um sujeito meramente receptivo e passa a ser um dos principais responsáveis pela construção do seu conhecimento. A descentralização do professor como detentor absoluto do saber e ativação do aluno no processo de construção do conhecimento são algumas das principais características da EAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário